quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Burrice? Não.

Este assunto do vídeo dos estudantes universitários tem me andado aqui a dar voltas, a fazer me uma azia, e eu ouço muita gente a falar, e já agora, que tenho um blog onde raramente ponho os pés, vou dar a minha opinião também, com muitos pontos de exclamação, como eu gosto.

Queridos seguidores, aquele vídeo choca!

Não venham com argumentos como "ah não podemos saber sempre tudo", porque eu fico meio possessa. Obviamente que não podemos sempre saber tudo, uns dominam as artes, outros as ciências, outros as literaturas outros a religião outros a história, etc. Mas, meus amigos, mas, há uma coisa que convém todos dominarem, porque... parece mal se assim não for, e chama se CULTURA GERAL! Por favor, poupem me lá de "ah, cultura geral não é comigo" como disse a outra no vídeo, isso é um comentário bastante triste, mostra completo desinteresse.
Vamos lá ver, não podemos saber sempre tudo, mas há coisas, que por favor, e não digam o contrário, toda a gente devia saber! Quanto ao vídeo, não sei se foi nervosismo, se foi ignorância ou se foi "estou me a cagar para isto, vai uma ao calhas", mas que foi triste foi. Eu também não sei quem foi "O Padrinho", pah, não vi esse filme, peço desculpa, mas sei muito bem quem escreveu "Os Maias" e  "O evangelho segundo Jesus Cristo", quem a esta ultima responde "não sou religioso" tenho medo do que me irão responder acerca da Bíblia ou assim.
Não quero dar uma de "sabe tudo", mas orgulho-me de dizer que sabia pelo menos a resposta a muitas perguntas que estavam no vídeo, e não digo que com a pressão do momento, não me engasgasse uma ou duas vezes, é quase como nos testes, se estamos nervosos, só sai porcaria, e se calhar foi o que aconteceu a muitos que a Sábado entrevistou.
Mas o que me impressionou mais, foi não saberem a resposta a muita coisa que se deu na escola, no Preparatório, no Secundário. Mostra que muitos não andaram la a fazer nada.
E depois, a sério, estamos no século XXI!!!! Há coisas que são quase obrigatórias de saber! Há mil meios de comunicação, a informação está em todo o lado, está na televisão, nos jornais, nas revistas, nos computadores, nos ipad's nos Iphone's nos I'pod's nos Iwhatever! A informação chega até nós por cem maneiras possíveis, todos os dias, 24 horas por dia. A informação é algo a que toda a gente tem acesso, a cultura é algo a que toda a gente tem acesso. A resposta a estas perguntas passam na televisão todos, ou quase todos os dias!!!!! A televisão, a mesma televisão que passa aqueles programas decadentes como A Casa dos Segredos, que não servem para mais nada a não ser para dar audiências às estações, dá-nos respostas a essas perguntas todas! Só quem não está atento ao que se passa é que deixa que estas coisas lhe passem ao lado.
Toda a gente sabe qual foi o ultimo telemóvel da Apple que saiu mas ninguém sabe quem escreveu "Os Maias"? Toda a gente sabe o nome daquela banda muita fixe, e ninguém sabe o nome da Chanceler Alemã, ou a capital dos EUA? Califórnia? A sério? E quem fala dos EUA fala de outros países, não vamos nem entrar por aí.

E hoje disseram me, que somos a geração mais instruída, a que tem mais acesso à educação, a que pode fazer mais por este país. Pois...

Eu sei muito bem, tenho plena consciência de que nem todos os participantes daquele vídeo responderam mal, houve alguns que com certeza responderam bem a muitas questões, e que muitos dos que erraram a umas, a outras responderam correctamente, óbvio. Também sei que o vídeo manipula muito para que achemos que os estudantes universitários são todos burros, não são, e que generaliza muito, pois nem todos tem um grau de cultura tão reduzido. Eu sei, eu sei, eu sei!

Também é verdade, eu não sei tudo o que há para saber de cultura geral, mas há coisas que eu faço questão de saber.

Mas não defendam estas coisas para atenuar a realidade.

Se eu acho que é burrice? Não. Desinteresse? Muito provavelmente, o que na minha opinião, é muito mais grave.



Mas isto foi só uma opinião.

2 comentários:

  1. Não me venham dizer "ah não tenho química desde o 10 ou 11º" ATÉ A MINHA MÃE SABE O SÍMBOLO QUÍMICO DA AGUA PORRA!

    A única que eu não sabia era a do padrinho XD mas sabia que o Al Pacino entrava... pa ya eu acredito que muitos tenham respondido certo a todas mas esses não contam não é...

    É que depois respondem coisas tão estuuupidas... o Di Caprio devia pintar a mona lisa mesmo bem!

    ResponderEliminar

Infusões